[FD_Graduação] Fwd: e-book O Direito da Sociedade Digital: tecnologia, inovação jurídica e aprendizagem regulatória

DFD USP dfd em usp.br
Terça Junho 4 11:22:35 -03 2024


Segue divulgação.
Fabiana

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https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1314

*O direito da sociedade digital: tecnologia, inovação jurídica e
aprendizagem regulatória*

Autor: *Lucas Fucci Amato*, professor associado do Departamento de
Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP.
Pesquisador visitante nas universidades de Cambridge, Oxford e Harvard.

*SINOPSE*:
Na última década do século XX, enquanto a internet se generalizava para
usos domésticos e comerciais, Niklas Luhmann (1927-1998) concluía uma das
mais abrangentes e originais teorias da sociedade, calcada em homologias
entre os sistemas sociais e os sistemas cibernéticos. Direito, política,
economia, ciência, arte, educação – cada setor da sociedade seria uma rede
autorreferencial de comunicações distinguidas por certo código binário:
lícito/ ilícito, governo/ oposição, ter/ não ter, verdade/falsidade,
beleza/ feiura, aprovado/ reprovado. O direito da sociedade (1993), A
realidade dos meios de comunicação (1994), A sociedade da sociedade (1997)
mal testemunharam a massificação da internet. O que dizer então do amplo e
intensivo processo de digitalização de tratamentos e pagamentos, processos
de ensino-aprendizagem, solução de conflitos e tomada de decisão, operações
de produção, comércio e consumo? Inteligência artificial, fake news, big
data, privacidade de dados pessoais nas redes e plataformas digitais – em
que medida este novo horizonte tecnológico pode se valer das formulações
disruptivas da teoria dos sistemas sociais para atualizá-las e assim
mobilizá-las para descrever a complexidade dos desafios impostos ao sistema
jurídico? Como vem se construindo o direito, em sua função de imunizar a
sociedade digital contra os vírus da incerteza radical, da desinformação
massiva, da perda de referências de sentido, da desintegração de razões e
padrões de avaliação, justificação e crítica? Eis o horizonte teórico e
problemático deste livro.





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