[Alunopos FEUSP] Fwd: Chamada de artigos: DOSSIÊ N. 75 História e Ciência, Revista
coordenacaoposfe USP
coordenacaoposfe em usp.br
Quarta Junho 22 21:09:17 -03 2022
Atenciosamente,
Ricardo Sacco
Resp. Serviço de Pós-Graduação FEUSP
Programa de Pós-Graduação em Educação
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
coordenacaoposfe em usp.br | tel: 55 11 26482208
---------- Forwarded message ---------
De: SBHC - Sociedade Brasileira de História da Ciência <sbhc em sbhc.org.br>
Date: qua., 22 de jun. de 2022 às 20:55
Subject: Chamada de artigos: DOSSIÊ N. 75 História e Ciência, Revista
To: Programa de Pós-Graduação da FEUSP <coordenacaoposfe em usp.br>
Chamada de artigos: DOSSIÊ N. 75 História e Ciência, Revista
*Chamada de artigos: DOSSIÊ N. 75 História e Ciência, Revista Projeto
História (PUC-SP)*
https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/announcement/view/499
*DOSSIÊ N. 75 História e Ciência*
Volume 75: História e Ciência
*Responsáveis*: Dra. Denise Bernuzzi de Sant’Anna (PUC/SP) e Dra. Mariza
Romero (PUC/SP)
*Ementa*: A partir da década de 1970, a História das Ciências passou por um
processo de renovação que se intensificou na metade dos anos 1980.
Historiadores, sociólogos, antropólogos e filósofos problematizaram as
definições tradicionais sobre a natureza das práticas científicas,
propiciando o surgimento de novas maneiras de se abordar o objeto ciência,
propondo-se a esclarecer os pressupostos implícitos que conferem autoridade
a determinadas práticas de pesquisa científica, que são pensadas agora como
dotadas de historicidade e em profunda conexão com seu lugar de produção.
Tendo em vista que no decorrer do século XX e do atual, quase todos os
aspectos da realidade foram transformados pela ciência, o presente dossiê
pretende assim, reunir textos sobre a historicidade das ciências e das
técnicas em diferentes épocas e culturas, problematizando as maneiras de
elaborar e certificar os saberes científicos a partir de uma vasta gama de
práticas, ofícios, profissões e poderes, assim como ampliar o debate sobre
como a circulação, a troca e a apropriação dos saberes participam da
própria produção do conhecimento científico, incluindo os dilemas éticos e
políticos característicos do antropoceno.
*Recebimento entre 01/05/2022 e 31/08/2022*
Caso não esteja conseguindo visualizar esta mensagem, clique aqui
<https://www.sbhc.org.br/mensagem/view2?q=NzA5MyUyQzI1OCUyQ2Y2YzkwMjA2NmZkYWY4MDkzYzJhNWZhMTY5ZjhlOTZh>.
Caso não queira mais receber nossas mensagens, clique aqui
<https://www.sbhc.org.br/assinante/unsubscribe?ID_ASSINANTE=7093&hash=9acec3af5be8d338a8012b9df02feb2c>.
SBHC - Sociedade Brasileira de História da Ciência
https://www.sbhc.org.br/
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.usp.br/pipermail/alunopos/attachments/20220622/64046ad6/attachment.htm>
Mais detalhes sobre a lista de discussão alunopos