<div dir="auto"></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">---------- Forwarded message ---------<br>De: <span dir="auto"><<a href="mailto:gr@usp.br">gr@usp.br</a>></span><br>Date: qua, 9 de mar de 2022 11:18<br>Subject: Diretrizes para o retorno às atividades presenciais na Universidade<br>To: <<a href="mailto:rids@usp.br">rids@usp.br</a>><br></div><br><br>
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<p><strong>Diretrizes para o retorno às atividades presenciais na Universidade</strong></p>
<p><em>Comissão Assessora para Assuntos relacionados à covid-19, designada pela Portaria GR nº 145, de 31/01/2022</em></p>
<p>Desde o início da pandemia da covid-19, a USP manteve-se ativamente envolvida em seu enfrentamento, tendo aportado, cotidianamente, nesses dois anos, contribuições relevantes à resposta social paulista e brasileira. No âmbito da formação profissional, adaptamos e inovamos metodologias de ensino e iniciativas de apoio a nossos alunos e alunas e implementamos disciplinas de graduação e de pós-graduação e cursos de extensão especialmente organizados para pensar a pandemia. Como sempre, estivemos fortemente dedicados à cultura, à pesquisa, à inovação científica e tecnológica e à divulgação científica em todos os meios de comunicação, bem como comprometidos com o desenvolvimento de políticas públicas.</p>
<p>Neste momento, estamos preparados para incorporar mais uma responsabilidade: a de garantir à comunidade universitária o imprescindível convívio em atividades acadêmicas presenciais a partir de 14 de março de 2022. Reconhecemos, ainda, a necessidade de promover a segurança, o autocuidado e o cuidado solidário em todos os ambientes de estudo e de trabalho.</p>
<p>Para permitir a disseminação de informações cientificas atualizadas e garantir a preservação da saúde da comunidade USP, destacamos as seguintes medidas:</p>
<ol>
<li>Boletins informativos periódicos, com dados atualizados acerca da situação pandêmica, e vídeos contendo entrevistas com membros da Comissão Assessora do Reitor e da Vice-Reitora para covid-19 podem ser acessados no site Retorno Seguro (<a href="http://www.retornoseguro.usp.br/" target="_blank" rel="noreferrer">retornoseguro.usp.br</a>).</li>
<li>O status vacinal de cada membro da comunidade USP passa a constar do <em>e-Card</em>, após a inserção de tais informações nos sistemas corporativos Júpiter, Janus, Marte ou Stou (Ifponto) e sua validação pelos responsáveis em cada órgão. A comprovação de imunização completa (uma dose da vacina Janssen ou duas doses de quaisquer outras vacinas contra o SARS-CoV-2) é requerida para o acesso às instalações da Universidade. Tais informações serão úteis para o monitoramento da ocorrência de novos casos de covid-19, de modo a permitir a investigação de eventuais surtos pela Comissão Assessora.</li>
<li>O afastamento simplificado das atividades de ensino e de trabalho é facultado a todos os membros da comunidade mediante autodeclaração de sintomas compatíveis com covid-19, que deverá ser inserida nos sistemas corporativos computacionais, segundo o protocolo disponível no site Retorno Seguro.</li>
<li>A avaliação das justificativas para não vacinação vindas do corpo docente, discente e de funcionários de todas as Unidades em razão de eventuais restrições de saúde é de responsabilidade da Superintendência de Saúde (SAU). Com esse objetivo, criou-se a seguinte rotina a ser observada pelos Serviços de Graduação, de Pós-Graduação e de Recursos Humanos das Unidades/Órgãos da Universidade:</li>
</ol>
<ul style="margin-left:40px">
<li>Enviar e-mail institucional para <a href="mailto:covid_vacina@usp.br" target="_blank" rel="noreferrer">covid_vacina@usp.br</a> com as seguintes orientações:</li>
<li>Destacar na linha “assunto”: SIGLA UNIDADE_NUSP do servidor ou aluno. Ex. SAU_1234567.</li>
<li>Anexar documentação. Quando inexistente, mencionar: SEM ANEXO. </li>
<li>Solicitar confirmação de leitura.</li>
</ul>
<p style="margin-left:40px">5. Ressaltamos as seguintes orientações em todos os ambientes:</p>
<ul style="margin-left:40px">
<li>Uso contínuo de máscaras adequadas, bem ajustadas ao rosto, cobrindo do nariz ao queixo. Recomenda-se a utilização de máscaras cirúrgicas ou as do tipo N95.</li>
<li>Lavagem frequente das mãos ou higienização com álcool 70%.</li>
<li>Evitar aglomerações.</li>
<li>Sempre que possível, manter ventilação natural, com portas e janelas abertas. Caso o uso de aparelhos de ar-condicionado seja necessário, não utilizar aparelhos que funcionem com recirculação do ar.</li>
<li>Aos servidores que tenham postos fixos de trabalho, em salas de aula e laboratórios, recomenda-se, quando possível, manter distanciamento mínimo de um metro.</li>
</ul>
<p style="margin-left:1.0cm">6. Protocolo específico para espaços de alimentação (refeitórios, restaurantes, copas e <em>food trucks</em>) pode ser acessado no site Retorno Seguro.</p>
<p>A USP manterá seus campi abertos para a prática de atividades físicas ao ar livre, recomendáveis neste período.</p>
<p>Informamos, por fim, que baixamos a Portaria GR nº 7.689, de 1º de fevereiro de 2022, que alterou a Portaria GR nº 7.687/2021.</p>
<p>Lembramos que a evolução da pandemia da covid-19 é bastante dinâmica. Atualizaremos, portanto, as orientações à comunidade USP sempre que necessário.</p>
<p>Ao cuidarmos de cada um de nós, protegemos a todos.</p>
<p><strong>Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor</strong></p>
<p><strong>Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora</strong></p>
</div>
<br><br>---------------------------------------------------------------------------------------------------------------<br> Mensagem enviada por: Gabinete do Reitor. Segue em conformidade <br>com a resolução 03 da CTI, que dispõe sobre a difusão de e-mails <br>para a comunidade USP.<br>---------------------------------------------------------------------------------------------------------------<br>
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